Funcionamento

Horário de funcionamento

A Biblioteca funciona de 08h00min as 22h00min, de segunda a sexta-feira.
 
Aquisições

A aquisição de recursos para as bibliotecas é feita com verba da UFOP. A expansão e atualização do acervo se dar por meio do recurso do orçamento anual e do Reuni disponibilizada pelo Governo Federal.
 
Consultas ao acervo e ao cadastro de usuário

As consultas podem ser realizadas por meio dos computadores existentes na Biblioteca ou na Internet no endereço www.sisbin.ufop.br.
Para consultar o acervo, acesse o site da UFOP> Bibliotecas > Catálogo online >Termos da Pesquisa. A busca pode ser efetuada por autor, título, assunto e também por tipo de material.
Para consultar seu cadastro, acesse o site da UFOP > Bibliotecas > Catálogo on-line > Acesso do leitor. Para logar no sistema - Digite o seu Id (n. do código de barras da carteira) e a senha (Quatro letras e dois números) cadastrada na biblioteca.
 
Empréstimos
 
Professores: 7 livros por 14 dias
Alunos e funcionários: 5 livros por 7 dias
Livros de consulta interna: por no Maximo duas horas
É proibido o empréstimo de obras na carteira de outro usuário. Conforme o art. 21.º, capítulo IV, do Regulamento do Serviço de Circulação do SISBIN/UFOP, os usuários deverão se comprometer a não emprestar sua carteira de usuário.
Cada usuário é responsável pela sua carteirinha (transações, multas).
 
Devoluções

No ato da devolução do livro, favor conferir a realização. Se no momento da entrega não houver internet, favor conferir sua ficha no dia seguinte (na biblioteca ou pela internet) e verificar se a devolução foi realizada. É importante que guarde os comprovantes de devolução por no mínimo dois semestres.
Pois, não serão aceitas desculpas de nenhuma natureza, com intuito de cancelar o débito se o livro for encontrado na estante/mesa em atraso. O usuário que o pegou por empréstimo arcará com a multa devida deste livro.
Os livros podem ser devolvidos em qualquer biblioteca da UFOP, sendo necessário acompanhar a devolução feita pelo funcionário.
O atraso na devolução dos livros implica na cobrança de multa, por dia, inclusive sábado, domingo e feriado. O valor é de R$2,00.
 
Renovações

A renovação pode ser feita pessoalmente em qualquer biblioteca ou pela internet. Na biblioteca é necessário esta com o livro em mãos.

Passo a passo:

Site da UFOP > biblioteca > catalogo online > acesso do leitor > digite o ID (código de barras da carteirinha) e a senha (quatro letras e dois números) cadastrada na biblioteca > clique no Box em frente ao titulo do livro > clique em renovar.
Não será possível fazer a renovação pela internet se:
- o livro estiver solicitado (reservado) por outro usuário;
- o leitor estiver com multas em excesso (superior a R$ 10,00);
- o leitor estiver com livro com muitos dias de atrasos;
- o leitor estiver expirado o limite máximo de renovações pela internet (cinco renovações consecutivas). Neste caso, deve-se fazer a devolução do livro e realizar o empréstimo novamente.Após realizar a renovação dos itens emprestados, favor voltar ao acesso do leitor - atividade e confirmar a nova data de devolução. Principalmente, se for renovar mais de um livro. Pois, o sistema pode renovar um livro e o outro não.