Engenharia de Produção

Modalidade: Bacharelado
Duração: 10 semestres
Vagas: 40 (JM)
Turnos: Vespertino e noturno

A UFOP oferece o curso de Engenharia de Produção em dois campi, Ouro Preto e João Monlevade, No campus Morro do cruzeiro, ele funciona desde 1998. Em João Monlevade, no Instituto de Ciências exatas e Aplicadas (ICEA) a graduação existe desde 2002.
A Engenharia de Produção tem como principal característica uma formação abrangente ao englobar um conjunto de conhecimentos e habilidades relacionadas a economia, meio ambiente, finanças, administração, ciências humanas, e os conhecimentos básicos da engenharia. Com um viés, visa formar profissionais capazes de executar projetos e gerenciar sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e ambientes em praticamente qualquer tipo de organização, alem das empresas industriais.
Questões básicas de um empreendimento, tais como planejamento de compras ate a organização de atividades operacionais para distribuição de produtos e controle de suprimentos integram a formação de um engenheiro de produção.
Para a atuação no mercado, é essencial que o engenheiro de produção procure perceber e resolver os problemas de um modo global e não fragmentado.
 
Áreas de Atuação
 
O engenheiro de produção é peça fundamental em empresas de quase todos os setores. Reúne conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define como integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, de forma a melhorar a qualidade e aumentar a produtividade. Pode atuar também em empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.
 
Depoimento

O curso de Engenharia de Produção conta com professores, mestres e doutores que lecionam matérias relacionadas as varias áreas da engenharia, como logística, economia, estatística, qualidade, pesquisa operacional, dentre outras, alem de oferecer possibilidades de iniciações cientificas, projetos de extensão e estágios. Isso possibilita uma formação sólida para atuar nas mais diversas áreas, tais como otimização de empresas, controle da qualidade e desenvolvimento de produto
 
 
Vídeo Institucional