Sistemas de Informação

Modalidade: Bacharelado
Duração: 8 semestres
Vagas: 40
Turnos: Vespertino e noturno
 
 
Criado em 2005, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) objetiva a formação de profissionais qualificados para atuarem no gerenciamento de empresas dos mais diversos ramos, tais como industrias, empresas de comercio, de prestação de serviços ou de administração publica.
O aluno formado terá habilidades, dentro dos Sistemas de Gerenciamento de Informação, para identificar e analisar o fluxo de dados de uma empresa. A partir daí poderá modelar e propor soluções computacionais para o gerenciamento de tais informações, visando à inovação dos processos e operações de negocio empresariais. Dessa maneira, o profissional se torna um elemento-chave no sucesso do mundo dos negócios, em meio a um mercado de trabalho competitivo.
A grade curricular do curso abrange disciplinas de administração, economia, mercado e gerenciamento de recursos humanos, alem de disciplinas de diversas áreas da computação, tais como engenharia de software, redes de computadores, e desenvolvimento de sistemas voltados para a Internet. A natureza empírica do curso o difere das Ciências da Computação, que possui natureza mais teórica, e da Engenharia da Computação que é voltado para o desenvolvimento de hardware de computadores.
Situado no campus de João Monlevade, o curso conta com infra-estrutura própria que inclui biblioteca, acervo específico da área, salas, laboratórios de computação e uma fabrica de softwares.
 
Áreas de atuação
 
O profissional pode atuar em qualquer tipo de empresa publica ou privada e de praticamente todos os setores (comercio, industria ou de serviços), trabalhando como projetista de softwares, consultor de tecnologias, gerente da área tecnológica, analista de sistemas ou até mesmo como empreendedor de um negocio próprio.
 
Depoimento
 
Com a crescente evolução tecnológica e com a globalização cada vez mais evidente, o uso de sistemas de informação no auxilio à tomada de decisão deixou de ser apenas um diferencial para as grandes empresas. Mais do que isso, seu uso tornou-se fundamental tanto para as relações interpessoais quanto para a sobrevivência de organizações de qualquer natureza e/ou tamanho, passando por todas as esferas dos poderes públicos e privado. Tais fatores tornam o profissional de Sistemas de Informação bastante requisitado no mercado de trabalho.
O profissional graduado em Sistemas de Informação pela UFOP chega muito bem preparado para lidar com a dinâmica do mercado, sendo este um grande diferencial em relação aos demais profissionais da área, ou para seguir uma brilhante carreira acadêmica. Em breve, espero buscar meu espaço colocando em pratica o aprendizado e as experiências adquiridas durante o curso e, se possível, aprimorar meus conhecimentos com cursos de pós-graduação dentro da própria universidade.
Thales Antonio Delfino, aluno do 8º semestre do cursos de sistemas de informação.
 
 
Vídeo Institucional